MADRI, 6 de jun de 2005 às 15:05
O Bispo de Calahorra e Calzada-Logroño e presidente da Comissão de Pastoral Social da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Juan José Omella Omella, apresentou a tradução ao castelhano do "Compêndio da doutrina social da Igreja", um tratado que recolhe o ensinamento da Igreja em matérias sociais.
Em roda de imprensa, Dom Omella assinalou que o Compêndio, elaborado pelo Pontifício Conselho “Justiça e Paz” por encargo do falecido Papa João Paulo II, constitui "uma síntese completa e autorizada sobre o pensamento social católico".
A obra, apresentada anteriormente em Roma em 25 de outubro de 2004, aborda assuntos como o da igual dignidade das pessoas, os direitos humanos, os povos e as nações, o trabalho e a vida econômica, a emigração, a globalização, a "questão ecológica", a promoção da paz e o terrorismo.
Do mesmo modo, o compêndio recolhe a doutrina da Igreja sobre a comunidade política, abordando temas como o da autoridade e o da objeção de consciência. Da mesma maneira, refere-se à família como "célula vital da sociedade", analisando o valor do matrimônio e a educação.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Sustrair à Igreja o direito a informar e iluminar aos cristãos sobre esses temas seria tirar-lhe algo constitutivo de seu ser e de sua missão", advertiu Dom Omella durante a apresentação do documento.
Segundo o Prelado, um laicismo sócio-político que pretenda reduzir a expressão da fé ao âmbito privado e da consciência e não tolerasse sua implicação na vida social "não seria realmente democrático nem respeitaria verdadeiramente a liberdade religiosa".
A edição é uma obra conjunta da Biblioteca de Autores Cristãos e a Editorial Planeta.